DAVI O MANUFATURISTA.

21 10 2018

mãos a obra

Quais são os seus medos?

Quero abordar a vida de três personagens na dimensão bíblica para exemplificar o medo, e o que é o temor.

Ao analisar de forma ainda rasa a vida de cada um desses personagens podemos ver onde está o medo, e que devemos ser para termos o temor e não o medo.

Personagens.

Saul é pessoa que representa o falso cuidador.

Golias é a pessoa que representa o falso afrontador.

Davi a pessoa de interesse o manufaturador.

SAUL, MEDO DE NÃO SER POPULAR.

Saul tinha todos os atributos e qualidades para ser o cuidador da nação de Israel, mas possuía um medo horrorizante da “situação” que estava vivenciando ao ser afrontado pela a “pessoa” do gigante Golias. O medo de Saul não era de perder a batalha para o gigante, na verdade o seu medo era de não ser aceito acaso não ganhasse a luta com o gigante Golias.

GOLIAS FATALISTA, TUDO OU NADA.

Golias era um gigante, forte, destemido e experiente em combate de fronte, guardado e armado até os dentes. Essa fortaleza toda que Golias refletia através da sua imagem nada mais era para esconder o medo do que poderia acontecer com seu destino de um guerreiro, ou seja, a sua própria morte. É fácil classificarmos Golias como fatalista, matar ou morrer.

DAVI O MANUFATURISTA.

Davi manufaturava com sua principal atividade; cuidar de ovelhas, e tocar harpa. Davi era autêntico, íntegro e honesto. Possuía sobriedade e tinha consciência de quem ele era por isso não tinha medo. Talvez, se condicionarmos um medo em Davi seria com; a perda do sentimento, de profundo respeito de obediência ao SENHOR. Bom, em outra palavra seria; “temor” em perder a presença de Deus em sua vida.

DESFECHO ONDE DAVI MANUFATUROU

Contexto bíblico

Os filisteus juntaram suas milícias com o objetivo de guerrear em Soho, Socó, uma cidade de Judá. Acamparam num lugar conhecido como Éfes-Damim, Fronteira Sangrenta, que ficava entre Socó e Azeca. Saul e os homens de Israel reuniram-se e acamparam no vale do Carvalho, em Elá, e se posicionaram em ordem de batalha contra os filisteus. 1° Samuel 17:1-2

Os israelitas comentavam entre si: “Vistes aquele homem enorme que subiu? Pois ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o vencer. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai!”. 1° Samuel 17:25

Então Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: “Que é que receberá o homem que matar esse filisteu e desagravar a ofensa contra a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” E os homens lhe responderam o que antes haviam comentado, e lhe contaram sobre a recompensa para quem conseguisse aniquilar Golias. 1° Samuel 17:26-27

Davi levou a mão ao seu alforje, apanhou rapidamente uma pedra que lançou por meio de sua atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele tombou, dando com o rosto no chão. Desse modo Davi venceu o temido guerreiro filisteu com uma atiradeira e uma pedra de riacho; sem espada na mão derrubou o grande filisteu e o matou. 1° Samuel 17:49-50

CONCLUSÃO APLICATIVA

Para conseguirmos vencer os nossos medos precisamos reconhecer quem de fato somos nós, reconhecer o nosso interesse pessoal, saber de onde viemos e o que queremos. É termos a habilidade de sermos, autênticos, íntegros, honestos, com nós mesmos e com os outros. É termos a competência de multiplicarmos aquilo que passa em nossas mãos até mesmo se for grãos de trigo, pão e queijo, ou uma simples pedrinha de ribeiro.

Davi tinha consciência de seu interesse pessoal, e não sentiu medo das pessoas, do ambiente, e da circunstância por que ele já possuía em seu caráter a autenticidade, a integridade, e a honestidade. Ou seja, Davi era uma pessoa equilibrada e quando se deparou com o desfecho viu uma oportunidade para ser vencedor e não apenas um guerreiro. Somente uma pessoa adulta que possui um sentimento de profundo respeito e obediência ao SENHOR consegui ser competente com aquilo que é entregue em suas mãos.

Manufaturar é ação de colocarmos literalmente mãos a obra. Vence quem agi, venci com destreza e maestria quem se deixa ser autêntico, e íntegro, e honesto para consigo mesmo.

Se não conseguimos vencer os nossos medos precisamos temer o SENHOR tendo um sentimento de profundo respeito e obediência a Ele.

Precisamos SER autênticos, íntegros, honestos, para TERMOS habilidade e competência em tudo que fazemos.

Filipe Vaz.


Ações

Information

Deixe um comentário, se gostou compartilhe!