CONSCIÊNCIA NEGRA

20 11 2019

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

É uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Zumbi foi líder de uma comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas.

A Consciência Negra é também a representação de um símbolo para os Movimentos Sociais.

PARA QUE SERVE A CONSCIÊNCIA?

CONCEITO BÁSICO – Podemos dizer que ter consciência é a capacidade de trazer para a realidade fatos que já ocorreu, de unificar e organizar novamente as sensações de experiências vividas em outro tempo.

Quando unimos a palavra/conceito “consciência” a um símbolo nos arremetemos em nossas lembranças e memórias que já foram guardadas.

Pois bem, quando nos arremetemos em nossas lembranças, e memórias habilitamos a nossa capacidade de trazer para a realidade fatos que já ocorreram. Bom, e isso ocorre para nos levar a uma profunda reflexão da importância que teve a ocasião.

Agora, no presente quando falamos de “consciência negra” é para que possamos acessar as nossas lembranças, e memórias para manter organizado e valorizado o que passou, e com inteligência unificar os novos valores da atualidade e assim não perder o princípio da inclusão que houve na sociedade brasileira.

“A beleza, a bondade, a generosidade, a cordialidade não está na cor, ou na raça, ou na cultura de determinado povo, e sim na maneira em que aceitamos a diversidade do outro ser humano.” Filipe Vaz.

O que precisamos e da atitude de ser capaz e competente, ou seja, adultos conscientes da responsabilidade de “ser” um ser humano.

Filipe Vaz.


Ações

Information

2 responses

21 11 2019
Claudia

Muito bom o conceito sobre nos concientizar do valor que todos temos não importando raça, cor , enfim.

21 11 2019
Filipe Vaz

Claudia, obrigado pelo seu comentário!

Deixe um comentário, se gostou compartilhe!